top of page

Conheça nosso fundador Diego Lucas Barbosa

Diego Lucas Barbosa nasceu em 13 de fevereiro de 1989 em Porto Alegre. Desde 2007 participava de batalhas de rimas, onde atuava como voluntário divulgando e fotografando, como forma de retribuição às letras que lhe davam força de vontade no dia-a-dia. Entrou na faculdade em 2009 por meio das cotas pelo PROUNI. Formou-se em 2014. Durante o período de formação e até os dias atuais transformou suas ações sociais em trabalho profissional. Teve passagem por batalhas de rimas: criou o logotipo da Batalha do Marinha (a primeira batalha de conhecimento do RS), produziu eventos e fez a cobertura audiovisual da Batalha do Mercado por alguns anos, o que lhe deu visibilidade para ser um profissional de marketing referência no meio. Como resultado, trabalhou com marketing e produção de grupos como DNA MC's, Negra Jaque, Afrocalipse, Banca Forte da Norte, Bigs, DBS, Afro-X, Projeto Cavaquíneos, Grupo Tom da Raça, entre outros serviços pontuais em eventos.

A satisfação em trabalhar pelo que acredita ecoou nos ouvidos de diversos amigos e empresárias e empresários próximos, ampliando a gama de atendimento de marketing para outras áreas onde pessoas pretas atuam, como: Projeto Cultural Povos Pretos do Sul - execução da identidade visual por meio de uma pesquisa de etnias vindas da África para

o sul do país e transpassando para o visual do evento. Projeto Cultural Afro 21 - criação da identidade visual do projeto focado no Afrofuturismo com objetivo dos próprios pretos

escreverem a sua história, sem intervenção de terceiros.

Marffin Odontologia - Uma clínica odontológica formada apenas por profissionais pretos em todas as funções, com eventos

sociais nas periferias de Porto Alegre. Atuou como o setor completo de marketing, desde produção fotográfica, identidade visual, criação e gerenciamento de redes sociais.

Cohab É Só Rap - O mais tradicional evento de Hip Hop do RS com mais de 8 anos de existência. Auxiliava na execução do projeto, criação de material visual e cobertura fotográfica e vídeo do evento.

Sarau Afro Gueto Urbano - Projeto voltado para a escrita negra no RS, possuindo shows, saraus, exposição literária e rodas de conversa. Participou como criador da identidade visual e gestão das redes sociais.

Livro Histórias de um negro fugido - Literatura romântica com histórias lúdicas baseadas em fatos da época na cidade. Diego executou a ilustração digital da capa baseada em uma fotografia do morro Santa Teresa em Porto Alegre, onde alocava negros fugidos da região.

A Chave Preta é o seu atual projeto, uma agência de publicidade formada por profissionais pretos com os mesmos ideais e buscas, uma equipe com conhecimento específico e empatia com os clientes. Luciana Marcelino (São Caetano do Sul/SP) abraçou a causa e aos poucos o projeto está se disseminando pelo país. A conquista mais breve foi o vínculo com o grupo de samba Prettos, conhecido pelo projeto Quintal dos Pretos, que possui mais de 75mil seguidores nas redes sociais.

Embora tenha passado por diversas áreas da publicidade, como a edição de comerciais para a empresa de transportes Ouro e Prata, criação e animação de comercial para internet do app italiano Helpet, criação de identidade visual e administração de site do XVIII Congresso Internacional de Direitos Humanos realizado pela UFMS, criação da capa de dois livros da Dra. em Direito Lúcia Souza d'Aquino, produção da identidade visual do evento Vamos falar sobre nós (que buscava o diálogo feminino dentro das empresas e sindicatos brasileiros), Diego nunca perdeu seu foco: apoiar os seus semelhantes e difundir uma forma mais justa de competição no mercado, levando assim a publicidade e o Black Money

como ferramentas para uma sociedade menos injusta.

 

85 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page